Restaurantes com ótimas cartas de vinho4 minutos de leitura

Restaurantes com ótimas cartas de vinho<span class="wtr-time-wrap after-title"><span class="wtr-time-number">4</span> minutos de leitura</span>

Hoje, dia 22/10, é dia do Enólogo e, antes de listar para vocês, opções de lugares em São Paulo para apreciar ótimos vinhos, fui pesquisar a diferença entre Enólogo, Enófilo e Sommelier. Você sabe? Eu não sabia até começar a escrever este post! Rs

Enólogo é aquele que toma todas as decisões sobre a produção do vinho, desde a análise do solo até a melhor prática e técnica para colheita das uvas.  

Enófilo é aquele que, assim como eu e você, gosta de pesquisar sobre vinho e tudo o que envolve o assunto, mas não possui formação na área.

Sommelier é o especialista que trabalha em restaurantes e estabelecimentos do setor. Ele é o responsável pela compra das garrafas e também pela elaboração da carta. Sempre que tiver uma dúvida na hora de pedir seu vinho, é para ele que você vai recorrer!

Com tudo esclarecido, vou listar para vocês 4 restaurantes que foram aclamados pela crítica gastronômica este ano com suas cartas de vinho e que também são queridos por seus clientes.

CANAILLE BAR

Área externa do bar - vinho
Área externa do bar

O Canaille é um wine bar com ambiente descontraído e ótimo atendimento. Os anfitriões estão sempre prontos para atender e dar todas as dicas que os clientes solicitam.

A carta de vinhos não é extensa, são apenas 60 opções de vinhos, mas com soluções que fogem do habitual. 20 destes rótulos são servidos em taças.

Dentre as opções, há uma seleção com rótulos abaixo de R$100, que costumam agradar quem frequenta o bar. Existem também vinhos orgânicos que são identificados por 1 símbolo na carta.

Vinho
Croquetes de Queijo Brie

Para acompanhar, os pratos são feitos com ingredientes sazonais e orgânicos. Se não souber o que escolher, vá com os Croquetes de Brie como entrada e o Risoto de Limão Siciliano no prato principal, que são muito bons!

Endereço: Rua Cristiano Viana, 390 – Pinheiros

RANCHO PORTUGUÊS

Adega - vinho
Adega do restaurante

O Rancho é um misto de restaurante, empório e loja de vinhos. Oferece pratos tradicionais da culinária portuguesa, com destaque para o Bacalhau e os petiscos servidos de entrada.

A carta de vinhos é dominada por rótulos de Portugal, divididos pelas regiões de origem, com destaque para uma das cartas mais completas de São Paulo de vinhos do Porto.

Bacalhau - Vinho
Bacalhau

São 700 rótulos disponíveis e, apesar de 90% da carta ser de vinhos portugueses, você encontrará também rótulos clássicos italianos e franceses.

Endereço: Av. dos Bandeirantes, 1051 – Vila Olímpia

VINHERIA PERCUSSI

Vinho
Adega da Vinheria

O sommerlier Lamerto Percussi é quem comanda a carta de vinhos, que tem 300 rótulos disponíveis. Entre a maioria, se destacam os vinhos italianos, vindos da Toscana e de Piemonti.

Entre o velho e o novo mundo, você encontrará um mix entre grandes marcas e produtores locais. Aqui também existem opções de vinhos orgânicos, devidamente sinalizados na carta.

A Vinheria, que foi aberta em 1985, era apenas uma loja e depois se tornou um incrível restaurante focado na gastronomia Italiana.

Arancini - vinho
Arancini

Entre as opções de pratos, destaque para as deliciosas entradas e para a Polenta de Ragu de Polvo, que é um caso a parte!

Endereço: Rua Cônego Eugênio Leite 523 – Pinheiros

LA CASSEROLE

Ambiente interno

O tradicional restaurante francês, existe desde 1954, e é comandado pelos franceses Roger Henry e sua esposa Fortunée. Está localizado no centro da cidade, em frente ao Mercado das Flores, no Largo do Arouche.

Entre as muitas opções destaque para o Terrine au canard et pistaches (pato e pistache) e o coelho em pedaços ao molho de vinho branco e mostarda em grãos.

A carta conta algumas importações feita pelos próprios donos, que compõem os 300 rótulos oferecidos aos clientes.

O destaque aqui vai para os vinhos franceses, que são divididos por região na carta. Há ainda outras opções do velho mundo, sempre com rótulos consagrados e tradicionais.

vinho
Coxinhas

Se você optar por um vinho branco, poderá contar com 11 opções que custam menos de R$100,00, com destaque para os rótulos da América do Sul.

Endereço: Largo do Arouche, 346 – República

Tem outros restaurantes com boas cartas de vinho para indicar? Compartilhar comigo nos comentários!

E se gostou das opções que listei, reserve já sua mesa para ter uma experiência ainda mais completa!

Compartilhar:
Juliana Chiarella

Ju cuida do Marketing do Restorando no Brasil. Adora sair para comer e conhecer novos lugares. Sabe tudo sobre hambúrguer e pizza e não dispensa uma boa sobremesa. Além disso, adora futebol e moda!