5 séries sobre comida no Netflix que você não pode perder4 minutos de leitura

5 séries sobre comida no Netflix que você não pode perder<span class="wtr-time-wrap after-title"><span class="wtr-time-number">4</span> minutos de leitura</span>

Para todos os amantes de Netflix e da Gastronomia, selecionamos as 5 melhores séries que tratam sobre o tema. Em cada episódio, uma nova descoberta, uma nova história e novos pratos. Tenho certeza de que vocês vão amar assistir!

1. Chef´s Table

Esta série é uma produção feita pela Netflix e já tem 3 temporadas, com 6 episódios cada. Os episódios tem 45 minutos e mostram a cozinha de um determinado chef de um ponto de vista diferente.

Você vai entender o que a gastronomia significa para cada um deles e como isso se retrata nos seus renomados pratos.

A história de cada um mostra suas paixões, suas influências, seu treinamento, filosofias de vida, cultura e forma de apresentar isso ao público que frequenta seus restaurantes. São diferentes países, cidades, tamanhos e sabores. A vontade que dá é de conhecer todos.

Dentre os chefs, você verá história de ganhadores de estrelas Michelin e também de iniciantes que já fazem sucesso em suas cidades. Destaque para os seguintes episódios: Massimo Bottura (T1E1), Francis Mallmann (T1E3), Magnus Nilsson (T1E6), Grant Achatz (T2E1), Alex Atala (T2E2), Gaggan Anand (T2E6), Ivan Orkin (T3E4) e Virgilio Martinez (T3E6).

Uma temporada adicional, chamada Chef´s Table França, é dedicada a 4 dos maiores chefs do país:  Alain Passard, Alexander Couillon, Adeline Grattard e Michel Troisgros.

2. The Mind Of a Chef

Igual a Chef´s Table, The Mind of a Chef é uma série que dá vontade de assistir mais de uma vez. São 3 temporadas, cada uma com 16 episódios de 23 minutos. Por serem histórias mais curtas, são bem dinâmicas e se deixar, você assiste tudo sem parar! 

A primeira temporada é dirigida por David Chang, o incomum chef americano de uma família imigrante coreana. Cada capítulo não tem nem um segundo de desperdício.

Você vai conhecer um chef altamente inovador, que ao mesmo tempo ensina técnicas, e informações sobre diferentes produtos, mostrando como usá-los. Além  de ver os bastidores de um dos restaurantes mais famosos do mundo: Momofuku.

Já na segunda temporada, são dois chefs responsáveis. A primeira metade da temporada é liderada por Sean Brock, que fez com que a comida do sul dos Estados Unidos chegasse a um novo patamar, e o chefe de inglês, April Bloomfield, que com seu estilo conseguiu redefinir muitos dos pratos clássicos do Reino Unido.

Na terceira temporada, a primeira parte é feita com Edward Lee, nascido no Brooklyn com pais imigrantes Coreanos e depois com Magnus Nilsson. A temporada é muito boa e mostra a vida corrida de um chef em NY e também o outro lado em Faviken, que tem um restaurante num local bem pacato.

3. Cooked

É uma série documental com 4 episódios de uma hora cada. Baseia-se no trabalho do conhecido escritor Michael Pollan, que, sem ser um chef, conseguiu revolucionar o pensamento sobre gastronomia e produtos nos últimos anos.


Cada episódio aborda um dos quatro elementos básicos: fogo, água, ar e terra. E analisa questões sociais e econômicas ligadas à gastronomia, à cadeia produtiva, bem como a processos químicos pela aplicação de calor, fermentações, etc.

Para quem gosta de acompanhar os detalhes da indústria, os impactos causados no ambiente e todos os processos envolvidos, a série é mais do que obrigatória.

4. Anthony Bourdain: No Reservations

A série é um clássico do polêmico ex-chef, agora jornalista e escritor, Anthony Bourdain.

Cada episódio explora a gastronomia típica de um país ou uma cidade, mas mostrada em seu próprio estilo.Sempre tentando fazer excursões não turísticas, ou contando o lado b do que acontece nas cozinhas comerciais.

Infelizmente, apenas as temporadas 7 e 8 estão disponíveis, mas existem rumores de que a Netflix pode disponibilizar as anteriores também.

Prepare-se para comentários ácidos de alguém que conhece muito as cozinhas do mundo e não tem papas na língua.

5. Samurai Gourmet

Outra produção original da Netflix lançada há poucos meses. Segue uma linha cômica e um pouco bizarra, com um toque asiático na maneira de contar cada história, o Samurai Gourmet é uma boa série a ter em mente.

No momento, há apenas uma temporada de 12 episódios entre 16 e 22 minutos cada.

Conta as aventuras de Kasumi, um japonês que acabou de se aposentar e que percebe que tem muito tempo livre. Por isso, decide sair e explorar a gastronomia clássica de seu país. É muito cômico, com alguns toques emocionais em cada capítulo.

Se você conhece outra série ou programa que também fale sobre gastronomia, compartilha com a gente nos comentários. Quem sabe não fazemos uma parte 2 deste post?

*conteúdo retirado do blog Gustos sin reservas, Argentina.

Compartilhar:
Facundo Daniel Tula
Amante da gastronomia. É especialista em marketing digital e trabalha há mais de 10 anos como consultor, capacitador e orador. Depois de se graduar na faculdade como contador, decidiu estudar gastronomia e se graduou como profissional gastronômico. Seu amor pela cozinha nasceu desde pequeno e cresce a cada pouco um pouco mais. Ele é o criador e escritos do Diario del Comer.