Cinco pizzarias para você conhecer em SP4 minutos de leitura

Cinco pizzarias para você conhecer em SP<span class="wtr-time-wrap after-title"><span class="wtr-time-number">4</span> minutos de leitura</span>

Estamos com novidades, a partir desse mês vou ter uma coluna aqui no blog do Restorando para compartilhar minhas receitas e dicas de lugares que adorei. E nada melhor do que começar com pizzarias, afinal São Paulo é a cidade da pizza e o Brasil é o terceiro maior consumidor do mundo, perdendo apenas para Itália e EUA.

A pizza no Brasil está se adaptando ao universo gourmet que cresce mais a cada dia. Escutei de um chef espanhol que vivemos atualmente a mesma febre que a França viveu nos anos 90, na busca por ingredientes mais premiuns e de qualidade. No caso do nosso tema de hoje, isso começa na base, com a farinha.

Infelizmente a farinha brasileira recebe muitos produtos na sua composição, o que faz com que a qualidade deixe a desejar. Ela não tem a mesma estrutura e força de uma farinha italiana, que é mais pura. Muitas casas em São Paulo estão investindo no uso de farinhas importadas para ter esse padrão elevado.

Você deve estar se perguntando se a farinha faz tanta diferença e eu te digo que sim, pois farinhas mais puras aguentam uma fermentação mais longa, o que completa o processo. Na Itália é normal comer uma pizza inteira sozinho, por ser mais leve. Aqui no Brasil, no segundo pedaço você já está satisfeito e isso acontece por conta desse processo. Confesso que é um perigo (rs), pois está cada vez mais fácil de comer várias fatias por aqui também

Introduções feitas, vamos começar? Selecionei 5 pizzarias que acredito que você vai adorar conhecer!

  1. Casali di Pizza

    Entrada “Delicinha” (Foto:Fernando Moraes)

Uma charmosa pizzaria localizada em Moema, onde os proprietários têm prazer em cozinhar e receber. A casa prima por ingredientes de primeira. Suas pizzas são feitas a base de farinha italiana. O Chef, que também é o proprietário, fez vários cursos na Itália e possui verdadeira paixão por gastronomia.

Se eu fosse você pediria de entrada a “Delicinha”, massa brotinho fechada com catupiry, mascarpone, parmesão, azeite extra virgem, sal grosso e alecrim. Entre as opções de pizzas, todas que provei são sensacionais!

Dica: Se você estiver pensando em pedir um sabor doce, sugiro a especial de laranja que não está no cardápio. É só pedir para o chef e aproveitar! Não deixe também de provar o Aperol Spirtz, que é sensacional.

  1. Pizzaria Nacional

    Pizza Caymmi

 Minha segunda dica fica também em Moema. A casa é muito linda, com seu salão imponente mostra que além da beleza, também faz uma deliciosa pizza, com ingredientes de qualidade e também farinha italiana.

Se você gostar da indicação e resolver vistar, minha sugestão é a Pizza Caymmi, que vem com Molho de tomate, mussarela, aspargos, ovos estrelados, raspas de limão siciliano e queijo grana padano. Essa pizza deveria se chamar felicidade!

  1. Villa Roma Pizza

    Lindt Pizza

 A pizza mais fininha da cidade, e a mais saudável também. A massa, como eu disse é fina e muito crocante.

São 40 tipos de sabores para você se perder de amores, mas quando chegar a doce….aahhh seu coração vai pular sem parar, já pensou em uma pizza de Lindt?? Esse é um dos prazeres da Villa Roma.

  1. Dona Firmina Pizzaria

    Pizza – Dona Firmina

Essa casa vai te surpreender com certeza! Foge muito do tradicional, afinal os proprietários que são de Portugal, criaram pizzas italianas com ingredientes portugueses.

Você consegue imaginar a combinação? Maravilhosa!!!!

Também produzidas com farinhas italianas, você vai provar o melhor de dois mundos. Destaque também para as entradas da casa, que incluem até bolinhos de bacalhau (amo!).

Uma das pizzas que mais me surpreendeu?? A de Abobrinha, nunca pediria e fiquei apaixonada. O Restorando fez um vídeo com os pizzaiolos, confira e saiba mais!

  1. Pizzaria Camelo

    Frango à Passarinho – Camelo

A última casa da nossa lista de sugestões, não poderia deixar de ser a Pizzaria Camelo. Uma mais tradicionais de São Paulo, consegue se manter sempre em evidência, a 60 anos no mercado. Promete qualidade e entrega, além de ser um lugar sempre charmoso com um ótimo atendimento.

Fico feliz de indicar uma casa como essa. Sempre que visito, vejo a gentileza até com as crianças. É comum o garçom oferecer um pedaço de massa de pizza para brincarem e depois assar a obra de arte (Rs!). Bom atendimento é, acima de tudo, a chave do sucesso

Mas… estamos aqui para falar de pizza e, com certeza, você vai gostar muito. De entrada você prove o Frango a passarinho (um dos melhores da cidade). E se o frango é assim, imagina a pizza, são diversos sabores tradicionais para você escolher.

Confira também o vídeo produzido com o chef da casa. E vale lembrar os cariocas, que a Camelo também tem uma unidade no RJ! 

 

Espero que, se você gostar das sugestões, venha me contar sua experiência. Beijos e até a próxima postagem.

 

Compartilhar:
Marianne Mallemont
Uma carioca que cresceu em Florianópolis e veio desbravar as aventuras gastronômicas em Sampa. Tendo feito faculdade de Economia e trabalhado 15 anos no mercado imobiliário descobri no universo da Gastronomia a minha grande paixão. Entre muitos cursos de culinária, e principalmente confeitaria nasceu o @deliciousbymari, que hoje é a minha grande paixão. Espero inspirar vcs a conhecerem muitos lugares e provarem comidas diferentes.
Marianne Mallemont on BehanceMarianne Mallemont on Instagram