2 Receitas simples de hambúrguer vegetariano3 minutos de leitura

Hamburguesa vegetariana en pan de chipá

Os veggie burguers estão cada vez mais presentes, são uma forma fácil e gostosa de comer legumes para adultos e crianças. Podem ser feitos do que você quiser (bom, menos de carne né! haha) e ficar com bom sabor e consistência, isso é essencial para que um carnívoro não as jogue pela janela.

Há mil maneiras de prepará-las. Eu faço de acordo com os ingredientes que tenho em casa. Sempre me baseio em pôr uma parte de legumes e outra de algum grão: assim já fiz algumas de lentilha e aveia, de feijão-azuqui e quinoa, de lentilha e arroz, de feijão-azuqui e triguilho. O fundamental para não passar vergonha, especialmente na frente dos clientes que quando escutam a palavra “hambúrguer” já imaginam um Cheddar Mcmelt, é que o hambúrguer dê liga e não se desfaça. Algumas dicas podem ajudar: processando uma parte dos legumes, hidratando aveia com água morna ou o tradicional ovo.

Claro que se pode comer em sanduíche ou no prato. As duas receitas de hoje foram fotografadas com pão, quer dizer, uma foi num super pão de queijo que é #umaloucura e a outra em um pão clássico com um toque de anis. Se você se interessar pelas receitas dos pães, deixe um comentário e eu as publico! 😀

Prove combinações diferentes e crie o seu veggie burguer preferido! Aqui vai dois dos meus que conquistaram muitos carnívoros!

Hambúrguer de quinoa e feijão-azuqui

Hamburguesa vegetariana con queso y tomate

Ingredientes

1 xic. de feijão-azuqui cozido.

1 xic. de quinoa cozida (lavar duas ou três vezes a quinoa, depois ferver com bastante água até que se cozinhe bem).

1 cebola picada e dourada (se não quiser dourar, pode picar e passar algumas vezes por água quente para suavizar).

1 colher de mostarda (de boa qualidade 😉 você me entende).

1 colher de barbecue ou algum tipo de defumado.

Algumas gotas de líquido defumado.

Sal e pimenta.

Modo de fazer:

Processar só a metade do feijão, o restante amassá-los de maneira mais rústica. Junte todos os ingredientes. Enformar os hambúrguers com a mão (faça primeiro uma bola e depois amasse). Passar numa frigideira de teflon com azeite de oliva à fogo médio até que esteja dourada dos dois lados.

Hambúrguer de lentilha e aveia

Hamburguesa vegetariana

Ingredientes

1 xic. de lentilhas cozidas.

1 xic. de aveia tradicional.

1 cebola picada e dourada.

1 colher de mostarda.

1 colher de barbecue ou algum tipo de defumado.

Algumas gotas de líquido defumado.

Sal e pimenta.

Modo de fazer:

Jogar um pouco de agua morna sobre a aveia para hidrata-la e cozinhar (a água deve molhar toda a aveia). Em seguida misturar todos os ingredientes. Fazer as bolas de hambúrguer com as mãos. Passar na frigideira de teflon com pouco azeite e em fogo médio até dourar ambos lados.

O segredo para conquistar o paladar dos carnívoros é deixar bem temperadinho. Como os ingredientes estão todos cozidos, você pode ir provando a massa (se escolher usar ovo, deixe pra colocá-lo por último). Tempere aos poucos com todo tipo de temperos que goste e vá provando até que esteja no ponto perfeito. Para mim, o que não pode faltar é o toque de algum condimento defumado e as gotas de líquido defumado, que dá um gostinho a churrasco e sabemos que carnívoros amam um gosto de churrasco! hahaha

Compartilhar:
Soledad Assandri